top of page

Bolsa do Pé-de-Meia licenciatura

Atualizado: 10 de fev.

Embora ame tudo sobre processo de aprendizado, não sou formada em licenciatura ou pedagogia. Conheço muitas professoras e admiro os seus trabalhos. Lidar com uma sala com 30 crianças não é nada fácil, mas ainda assim estes professores apresentam "jogo de cintura" para lidar com crianças de diferentes personalidades e diferentes níveis de aprendizado.

Bolsa do Pé-de-Meia licenciatura

O Ministério da Educação (MEC) vai pagar uma bolsa para estudantes de licenciatura (cursos de formação docente) no âmbito do programa Pé-de-Meia Licenciaturas, um dos eixos da política Mais Professores. O programa é um pacote de medidas feito pelo MEC para valorizar os docentes e incentivar estudantes a ingressarem na carreira.


Para receber a bolsa é preciso ter nota mínima de 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e entrar na graduação em licenciatura de áreas como Letras, Matemática, Química, Física, Geografia, História e Biologia, entre outros.

As pesquisas mostram que a qualidade da formação dos professores é considerada crucial para alavancar os resultados de aprendizagem dos alunos do ensino básico do País.


Uma boa formação e incentivo parece ser importante, mas o pagamento de bolsas pelo governo tem sido alvo de críticas por causa dos altos gastos da administração federal.



A reflexão aqui seria "o que é uma boa formação" sendo que há vários métodos de ensino, será que a graduação de licenciatura e pedagogia leva em consideração as pesquisas recentes sobre neurociência do aprendizado infantil.

A neurociência do aprendizado infantil estuda como o cérebro das crianças se desenvolve e aprende, e como isso pode ser aplicado na educação.


A neurociência do aprendizado infantil pode ajudar pais e professores a entender o desenvolvimento infantil, identificar técnicas para facilitar o processo de aprendizagem, conduzir processos de ensino mais eficientes.


Veja mais sobre este assunto no post a seguir...



Commenti


bottom of page