Estudantes de escola pública do Pará conseguiram obter mais de 900 pontos na redação do Enem
- Cristiane M.
- 28 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de fev.
Na escola Albanízia de Oliveira Lima, 80 estudantes alcançaram mais de 900 pontos na redação.
A professora de redação Ione Franco afirma que os alunos têm um método, que é necessário para manter a organização do pensamento na construção de um texto dissertativo argumentativo.
Em entrevista ao jornal Diário do Pará a professora declara ter muito orgulho por esse trabalho, focado na dedicação de todos. Os alunos pesquisam muito, estudam muito, treinam muito, são focados e altamente comprometidos.
É interessante saber o seu método de ensino. Em entrevista neste mesmo jornal ela explica sobre seu método batizado de "construção e reconstrução de texto". A partir de um eixo temático os alunos escrevem o texto, e se dá início o trabalho de reconstrução.

Estimula-se a pesquisa do eixo temático para o aumento do repertório. Que nada mais é do que o aumento do argumento sobre o assunto. Após muitas pesquisas, é trabalhado também outros aspectos da língua, como concordância nominal e verbal, grafia, e translineação.
Esse é o caminho para a construção de uma boa redação. Treino, aumento de repertório, e um bom aprendizado da gramática normativa.
Este parece ser exatamente o caminho que a Educação Clássica propõe. Desde pequeninos as crianças são treinadas a construir um bom repertório através da formação literária, treino do argumento através da leitura dialogada, ou seja, o questionamento do que se entendeu da leitura. E nas fases posteriores o estudo da gramática normativa.
Comments