top of page

O Menino e o Mestre

Ao assistir o filme “O menino e o mestre” com o meu filho senti várias emoções e indagações. Sei que muitas mães evitam colocar desenhos, mas de vez em quando eu coloco desenhos de baixo estímulo, que não apresentam cores e luzes vibrantes, como o pequeno urso, desenho da década de 90.


O filme de desenho o menino e o mestre é atual, mas de baixo estímulo, e o meu pequeno gosta, pois tem a cachorra que sempre acompanha o menino.

capa do filme o menino e o mestre

A história é de um menino que viaja com a família em alto mar, ele é um rapaz que demonstra ser bem imaturo em suas atitudes, o que chega a dar até raiva. Ele levou sua cachorra sem os pais saberem e ai começam os problemas...


Sem contar os detalhes ele acaba caindo no mar e vai parar numa ilha deserta, junto com a cachorra. Lá ele passa por muitos apuros, precisa buscar comida, água e se proteger de um local inóspito.


É muito para um jovem rapaz. Mas ele acaba encontrando um senhor que estava morando há tempos nesta ilha, no filme mostra de forma muito poética como este senhor vai parar nesta ilha. Ele se torna o mestre do menino.


Cada passo de maturidade deste menino é bonito de ver. E me trouxe várias reflexões.


Será que algumas pessoas precisam passar por muitas dificuldades para só assim amadurecerem, pois os pais dos meninos sempre buscavam estimular o menino dando-lhe responsabilidades, mas este agia de forma tão imatura, que me fazia sentir raiva ao assistir.


Foi preciso uma situação de muito desafio e com a presença de outra pessoa, que não fosse da família, para que este menino amadurecesse.


O Educador João Malheiros fala sobre o mistério da natureza humana, muitas vezes os pais orientam os seus filhos em todas as suas dimensões “corporal, afetiva, mental, vontade, social/religiosa”, mas este escolhe caminhos tortuosos, é o mistério da natureza humana.


Este filme me fez refletir sobre o processo de amadurecimento como um todo. Quais lacunas que eu mesmo apresento e preciso melhorar? E como estimular o meu filho de forma saudável? A reflexão é o começo para a ação! O estudo e a prática de como ajudar as crianças a integrar razão e emoção é algo que me tem deixado mais segura nesta caminhada.


Tenho compartilhado algumas estratégias de integração cerebral, que nada mais é do que desenvolver a inteligência emocional de nossas crianças, mas prometo que escreverei mais sobre isso.



 

Comments


bottom of page