Pais educadores e suas respectivas fases
- Cristiane M.
- 17 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de mar.
Quando uma mãe deseja iniciar o homeschooling ela passa geralmente por três fases. Essas fases são equivalente aos perfis de quem busca iniciar um novo projeto e alcançar uma meta. Existe o impulsivo, que sente empolgado para começar, mas chega um dado momento acaba por desistir, pois não vê resultado logo, enfrenta obstáculos e desisti. Outro é o obstinado, pesquisa tanto para fazer o melhor projeto que se torna um obstinado, até enfrenta os desafios, mas sente-se esgotado, sem energia.
E por fim, há o consistente, aquele que busca seguir um ritmo médio, mas consistente, de forma a buscar melhorias conforme a prática. É o famoso termo "trocar o pneu enquanto o carro está andando". Talvez você esteja passando por alguma dessas fases.
Comecei de forma obstinada, pesquisando sobre métodos de ensino, eram tantas possibilidades que fiquei confusa, com receio. Depois que me identifiquei com um determinado método de ensino fiquei empolgada, desejei muito colocar em prática, mas achava que não era tão fácil, me preocupava sempre com o próximo passo, na verdade com os próximos passos. E se não conseguir? Quando meu filho precisar aprender química, como vou ensinar?
Passada a hesitação inicial, aprendi a aplicar o conhecimento de forma consistente. Percebi que não era tão difícil e que a melhor maneira de aprender é praticar regularmente, observando os resultados de cada etapa.
O hábito consolida o aprendizado tanto para a criança quanto para o pai educador. E gera um sensação boa "uau, está dando certo". E isso motiva para continuar aprendendo e aplicando.
Todo hábito precisa primeiro ser estabelecido antes que possa ser melhorado. Se tentamos fazer o melhor de forma obstinada, em um dado momento podemos sentir esgotados. Mas se fazemos as coisas de forma consistente, buscando melhorias conforme a prática, a motivação se mantém, pois o resultado de cada etapa é observável quando agimos de forma consistente.
E se surgirem dúvidas, a fé de que sempre encontraremos a resposta alivia os receios. Isto não só na jornada de pai educador, mas também na nossa vida pessoal e espiritual. Sempre há alguém que passou por um desafio parecido e conseguiu adquirir as ferramentas necessárias para ultrapassá-la. Por que não conseguiríamos? O conhecimento se estende, assim como o amor. A obstinação sempre fere, pois esgota a energia mental e física.
תגובות