Pré-Alfabetização: o começo
- Cristiane M.
- 13 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de fev.
Antes mesmo da criança aprender a ler e escrever há o processo de pré-alfabetização, ou seja, o preparo para o ensino da leitura e escrita.
Talvez você pai/educador/professor ou curioso da primeira infância tenha visto algum vídeo por ai de uma criança de 4 anos já sabendo ler e escrever.
Como isso é possível? A criança é superdotada? Não. Ela apenas teve acesso a um bom processo de pré-alfabetização.

A leitura em voz alta, também conhecida como LVA é o começo de tudo. Há quem inicie a LVA já no período de gestação.
Se seu filho(a) ou aluno(a) já tem 1 aninho ou mais vai perceber preferência dele por algum livro ou personagem. Geralmente os pequenos gostam de histórias com ilustrações de animais, dinossauros ou livros cujas imagens se referem as suas experiências cotidianas.
Se ele se encantou ao ver um avião em um passeio de família, escolha um livro com a ilustração de um avião, vai perceber o interesse dele pelo livro. Um bom começo para a LVA.
Os pequeninos gostam de imagens, então vale a pena investir em livros com boas ilustrações. Se o bolso (custo) é uma preocupação, saiba que tem livros muito bons em sebo (livraria que comercializa livros usados).
Além das imagens como referência, os contos clássicos como "o patinho feio", "os três porquinhos", "chapeuzinho vermelho" também são um bom começo. Além das fábulas de La Fontaine "O leão e o camundongo", e Esopo "A cigarra e a formiga", dentre outras fábulas destes mesmos autores. E poemas como a da Cecília Meireles "Ou isto ou aquilo"...
A pré-alfabetização faz toda a diferença, tive essa experiência com o Fábio, agora começamos a alfabetização.